Saúde de Vera Mendes promove campanha Janeiro Branco e Roxo: quebrando estigmas em Saúde Mental e Hanseníase

No município de Vera Mendes, localizado no estado do Piauí, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou esforços ao longo deste mês para promover a Campanha Janeiro Branco e Roxo, visando conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e da prevenção da hanseníase. A iniciativa visou quebrar estigmas e discriminações associadas a essas duas importantes áreas da saúde.

Durante todo o mês de janeiro, a comunidade de Vera Mendes testemunhou uma série de ações coordenadas pela Secretaria de Saúde, envolvendo profissionais da área da saúde e demais colaboradores. O ponto alto da campanha foi marcado por palestras orientativas, realizadas em locais estratégicos para atingir o maior número possível de cidadãos.

As palestras foram conduzidas por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, entre outros profissionais da rede de saúde municipal. O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde Carlos Hermógenes de Oliveira, localizada na sede municipal, e na Unidade Básica de Saúde da comunidade Jiboia.

A Secretária Municipal de Saúde de Vera Mendes, Andreia Sampaio, destacou a importância das campanhas e ressaltou o compromisso da gestão municipal em promover ações voltadas para a saúde mental e a prevenção da hanseníase, enfatizando a necessidade de conscientização e desmistificação desses temas na sociedade. “Estamos empenhados em quebrar estigmas que envolvem a saúde mental e a hanseníase. Essas campanhas não apenas informam, mas também buscam criar um ambiente de acolhimento e compreensão. É crucial que a população tenha acesso à informação correta e, ao mesmo tempo, se sinta encorajada a buscar ajuda quando necessário”, afirmou Andreia Sampaio.

Além das palestras, foram realizadas atividades de panfletagem, distribuição de materiais informativos e orientações individuais, proporcionando um contato mais próximo da população com os profissionais de saúde.