Jornada Pedagógica 2024 é oficialmente aberta em Vera Mendes – PI

Nesta última quarta-feira, dia 06 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, sob a gestão “União, Trabalho e Transparência” do prefeito Dr. Carlim, deu início à Jornada Pedagógica, marcando o começo do ano letivo de 2024.

O evento, realizado na Escola Municipal Maria Vitória, reuniu autoridades como o prefeito Dr. Carlim, a primeira-dama Domingas Edna, o vice-prefeito, Caçulinha, o secretário de Educação Valentim Daniel Martins, o secretariado municipal, vereadores, e público alvo que são os profissionais da educação, diretores, coordenadores, professores e demais envolvidos na área.

Com o tema “Construindo Juntos: Uma Jornada Pedagógica para o Bem-Estar e Inovação na Educação”, a formação deste ano visa preparar os educadores e a comunidade escolar para os desafios e oportunidades que o novo ano letivo trará.

Abrindo o evento, o prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, deu as boas-vindas e agradeceu o apoio e empenho de todos os profissionais que compõem a Secretaria de Educação, destacando os avanços alcançados em indicadores e índices avaliativos.

“Estamos enfrentando desafios relacionados à infraestrutura, uma vez que nossos servidores dependem dela para alcançarmos melhores resultados. Embora todos os profissionais sejam competentes e preparados, reconhecemos a importância de uma estrutura adequada. Isso tem sido um dos principais obstáculos em nossa gestão, pois visamos oferecer uma educação de qualidade nas limitações financeiras. Após um planejamento cuidadoso, considerando que nossas escolas foram construídas sem seguir os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, estamos felizes em anunciar algumas melhorias para o ano de 2024. Iniciaremos o ano letivo com a conclusão da ampliação de algumas escolas, como a da localidade Sitio do Meio, que estará adaptada aos padrões atuais, assim como as unidades Maria Vitória e José Andrade Maia. Além disso, introduziremos uma novidade este ano, aulas em período integral, que serão implementadas gradualmente. Para isso, realizamos investimentos adicionais, incluindo aquisição de equipamentos e providenciamento de fardamento. Quero desejar boa sorte a todos os profissionais neste novo ano letivo. Temos agora um novo secretário à frente da Secretaria de Educação e estou confiante de que, com a união de todos, continuaremos avançando em prol da excelência educacional.” Disse.

O recém-empossado secretário de Educação, Valentim Daniel Martins, ressaltou a importância da união entre os profissionais para continuar impulsionando a qualidade da educação municipal. “Nossa jornada educacional é impulsionada pela união e comprometimento de todos os profissionais envolvidos. É através dessa colaboração que continuaremos a avançar, promovendo uma educação de qualidade e inovação para os nossos alunos. Estou certo de que, juntos, alcançaremos grandes conquistas neste ano letivo.” Destacou.

Uma apresentação cultural conduzida pelo professor Jairo Costa deu seguimento ao evento, proporcionando um momento de apreciação artística e integração entre os participantes.

O ponto alto da jornada foi uma palestra motivacional conduzida pelo professor Rogério Leal, Mestre em Educação Inclusiva, e Shearley Teixeira, Mestre em Saúde da Família, abordando o tema “Conectando Corações e Mentes: a Jornada Motivacional do Educador”, enfatizando a importância do engajamento emocional e mental, na prática, educacional.

Além disso, durante o evento, foi realizada uma pesquisa de satisfação entre os presentes, visando avaliar os pilares da educação municipal e identificar áreas de melhoria.

No período da tarde, uma palestra sobre “Construindo Relacionamentos Positivos”, foi seguida por um Workshop de Inteligência Emocional, proporcionando aos participantes ferramentas práticas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A jornada encerrou-se com um círculo de compartilhamento, oferecendo aos educadores a oportunidade de trocar experiências, ideias e insights, fortalecendo ainda mais a comunidade educacional de Vera Mendes – PI. Na ocasião, foi realizada a entrega de lembrancinhas para todos os profissionais da educação presentes, ofertado coffee breaks, e um almoço.