Ações do Projeto Rural Sustentável Caatinga são intensificadas em Vera Mendes — PI

O município de Vera Mendes, distante cerca de 387 km da capital Teresina, está entre os poucos municípios do Estado do Piauí e do nordeste, a receber ações e implementações na agricultura local, por meio do Projeto Rural Sustentável Caatinga — PRS Caatinga.

Após lançamento oficial do Projeto, as iniciativas que visão incentivar o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da biodiversidade, por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono foram intensificadas.

Matéria Relacionada — Projeto Rural Sustentável Caatinga é oficialmente lançado pela Prefeitura de Vera Mendes — PI

Na manhã esta segunda-feira, dia 23 de janeiro, o prefeito Dr. Carlim, acompanhado do vice-prefeito, Valderito Martins, da secretária de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Agricultura, Geania Sousa, do diretor presidente da FBDS, Pedro Leitão, e coordenadores do projeto, estiveram acompanhando as visitas técnicas.

Durante a visita, o grupo os esteve constatando as ações do APL Piauí Flora, observando as oito unidades demostrativas (Tecs ABC) no município, que desenvolvem conjunto de técnicas que aperfeiçoam atividades produtivas, para a redução da emissão de carbono.

Projeto

O Projeto, que é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, tem execução realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

A ação promove a adoção de tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono (Tecs ABC) no semiárido brasileiro, com um conjunto de técnicas que aperfeiçoam atividades produtivas, reorientando-as para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental enquanto mantém ou ampliam a produção agropecuária de maneira sustentável.

O projeto atua em cinco estados que compõem a caatinga, sendo eles, (Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe), com prioridade em apenas 37 municípios, que se encaixa em todos os termos da agenda verde (alto índice de cobertura vegetal e baixa renda), e receberá 6 técnicos da Ong Piauí Flora, que atuarão na assistência e na inserção da agricultura de baixo carbono na cidade.